Flores de Julho – Styrax ferrugineus

Entre os meses de maio e julho, as simpáticas e cheirosas flores do Styrax ferrugineus desabrocham para o mundo. Com sua delicadeza e seu aroma delicioso, essas flores de cara ganharam seu lugar entre as minhas favoritas!

Image

Flores do Styrax ferrugineus. Foto tirada em 02/Julho de 2012 em São Carlos (SP)

 

O Styrax ferrugineus, também conhecido como laranjinha do cerrado – por conta da aparência e do cheiro de suas flores – é uma árvore que vive nos cerrados brasileiros. Sua distribuição vai desde as terras maranhenses, ao norte, até o estado do Paraná, ao sul: no meio do ano, as pétalas brancas do Styrax perfumam os ares de grande parte do Brasil.

Várias aves, como o topetinho-vermelho da foto, apreciam o néctar do Styrax

 

As flores apresentam cinco pétalas, e os grandes estames amarelos produzem muito pólen. Beija-flores e abelhas e disputam pelo néctar das flores, que se apresenta em abundância e pode ser usado para a produção de mel. Enquanto procuram por alimento, esses animais podem acabar promovendo a polinização do Styrax ferrugineus.

Abelhas consomem o pólen e o néctar do Styrax, e podem ser as polinizadores dessa espécie de planta.

 

O tronco do Styrax produz uma resina aromática que é usada como incenso em cerimônias religiosas. Existem relatos de que essa planta pode ter propriedades medicinais contra alergias, febres e como antisséptica.

Essas foram algumas informações sobre esta que é uma das minhas árvores do cerrado favoritas! Espero que tenham gostado dela também!

.

Carol

Anúncios

Sobre calendariofloral

Sou bióloga, mestre em botânica, e trabalhei vários anos com ecologia vegetal e floral. Entre meus interesses está ensinar o pouco que sei sobre biologia e função das flores.

8 Respostas para “Flores de Julho – Styrax ferrugineus

  1. Adorei ela! Muito delicada…
    Lembra uma bananinha descascada!

  2. Dezyrê Mendes

    Nossa, muito bom seu blog, amei 😀

  3. Auro

    Como propagar essa planta?

    • Olá, Auro!
      Então, as plantas de cerrado são realmente difíceis de serem propagadas. Muitas delas, no ambiente natural, se propagam vegetativamente (ou seja, assexuadamente, por brotos e estolões); as plantas do cerrado tem um sistema subterrâneo muito desenvolvido, por isso sempre rebrotam. Mas fazer germinar as sementes dessas plantas é algo muito difícil. Não conheço nenhum trabalho que tenha feito isso pra Styrax, mas se souber posto aqui pra você!

  4. Marcia

    Ola Carol seu trabalho é muito legal !! Cheguei a vc pesquisando o Manaca da serra. Vc conhece o curso de Pós graduação em terapia Floral da Universidade Anhembi Morumbi ? Talvez te interesse !
    Parabéns e sucesso !

  5. Acácio

    OLÁ ESTOU ATRÁS DESTA ESPÉCIE HA ANOS , O BENJOIN BRASILEIRO , PODERIA ME AJUDARA CONSEGUIR MUDAS OU SEMENTES EU PAGO PELAS MUDAS E FRETE…. GOSTARIA MUITO DESTA ESPÉCIE NA MINHA COLEÇÃO DE ERVAS , ARBUSTOS E ARVORES DE FRAGRÂNCIA EM MINHA FAZENDA. Obrigado. 22 99238 2633 claro .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: